University of Madeira

Funchal, Portugal

Funding type: Public
Campuses:
Listed programmes:
Type of education:

*: Approximate

About

Foi um Despacho conjunto de 1983 da Secretaria de Estado do Ensino Superior e da Secretaria Regional da Educaçao, entao tutelada pelo Dr. Eduardo Brasao de Castro, que criou "uma comissao com vista ao estudo da viabilidade de criaçao e funcionamento de uma universidade na Regiao Autónoma da Madeira e/ou outras alternativas institucionais". Essa comissao apresentou, em 1985, um "Estudo sobre a Viabilidade da Universidade da Madeira" contrapondo ao modelo napoleónico de Universidade um outro pressupostamente mais adaptado a realidade da Madeira.

Tres anos mais tarde, através do Decreto-Lei no 319-A/88, de 13 de Setembro de 1988, nascia a Universidade da Madeira, fazendo parte da primeira Comissao Instaladora o Vogal Presidente Prof. Doutor Raúl de Albuquerque Sardinha, os Vogais Prof. Doutor Fernando Santos Henriques e Prof. Doutor José Luís Morais Ferreira Mendes e a Administradora Dr.a Ana Isabel de Portugal Almada Cardoso.

No seu documento "Estratégia e Programaçao", esta comissao manifestava a vontade de se constituir um novo "projecto científico-cultural" face a "exaustao do modelo convencional de Universidade". Apresentando um calendário tendo em vista a plena integrarao dos cursos de Letras e de Ciencias que, desde 1978, tinham funcionado nos centros de extensao universitária, este documento considerava todavia que a Universidade da Madeira, pelo menos no que dizia respeito aos cursos de Letras, e dada a diversidade de variantes, nao poderia assumir a finalizaçao dos cursos, tendo os seus alunos de se deslocar ao continente.

Em 1989/90, começou a funcionar o 1o ano do curso de Educaçao Física e Desporto. A extinçao da Escola Superior de Educaçao da Madeira e a subsequente criaçao do Centro Integrado de Formaçao de Professores através do Decreto-Lei no 391/89 de 9 de Novembro passou a formaçao inicial dos Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1o e 2o ciclos) para o âmbito da Universidade. Foram aprovados, ainda durante o período de vigencia da primeira Comissao Instaladora, os Estatutos da Universidade da Madeira.

Na sequencia dum período conturbado que levou a que o Vogal Presidente pedisse a sua exoneraçao, foi nomeada uma nova Comissao Instaladora constituída pelo Prof. Doutor Fernando Santos Henriques, um dos Vogais da anterior comissao que entretanto assumira a presidencia, pelos Vogais Prof. Doutor Jorge Manuel Morais Barbosa, Prof. Doutor Carlos Alberto Nieto de Castro e Prof. Doutor Joaquim José Borges Gouveia, e pela Administradora Mestre Elizabete Maria Azevedo Olim Marote Oliveira. Com esta comissao, a UMa comprometia-se a garantir a totalidade das licenciaturas. No entanto, os Estatutos aprovados durante o mandato da anterior Comissao nao seriam ainda homologados, prolongando-se mais uma vez a fase de instalaçao da Universidade.

O ano lectivo 1990/91 assistiu aos primeiros passos dados por grande parte dos cursos desta Universidade, como a Biologia, a Física, a Matemática, a Química e as Línguas e Literaturas Modernas, Variantes de Estudos Portugueses, Estudos Portugueses e Franceses, Estudos Portugueses e Ingleses, Estudos Portugueses e Alemaes, Estudos Portugueses e Espanhóis, Estudos Ingleses e Alemaes e Estudos Franceses e Ingleses (todos com o ramo científico e de ensino).

Em 1992/93, começaram a funcionar os cursos de Gestao e de Engenharia de Sistemas e Computadores. Através do Protocolo de Integraçao de 30 de Setembro de 1992, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira (ISAPM) passou a estar integrado na Universidade da Madeira sob a denominaçao de Instituto Superior de Arte e Design, da Universidade da Madeira (ISAD/UMa).

Em 1993 foi nomeada uma terceira Comissao Instaladora constituída pelo Vogal Presidente Prof. Doutor Joao David Pinto Correia, pelos Vogais Prof. Doutor José Manuel Castanheira da Costa e Prof. Doutor Ruben Antunes Capela e pelo Administrador, Prof. Doutor António Augusto Marques de Almeida. Da sua Unidade de Planeamento e Informaçao surgiu o documento "Plano de Desenvolvimento. 1994-1998". Delineado em termos de proposta, este plano partiu do diagnóstico da situaçao entao vigente (Dez. 94), respeitante a alunos, pessoal docente e nao docente, para dessa análise apresentar uma estratégia tendo em vista dois grandes objectivos: "0 equilíbrio em termos de ratios em 1999" e "0 melhoramento da qualidade Científica e Pedagógica dos Cursos da Universidade da Madeira.

Foi durante a vigencia desta terceira Comissao Instaladora que começaram a funcionar os cursos de Línguas e Literaturas Clássicas (ramo científico e de ensino) e que se procederam a eleiçoes para a nova Assembleia Constituinte tendo em vista a elaboraçao e a aprovaçao dos Estatutos. Tendo iniciado os seus trabalhos a 5 de Setembro de 1995, estes prolongaram-se até 25 do mesmo mes, dia em que os Estatutos da UMa foram aprovados. Reenviados de novo a Universidade, depois de apreciados pela Comissao de Apreciaçao dos Estatutos (a chamada Comissao Ferrer), a fim de se procederem a algumas alteraçoes, reiniciaram-se os trabalhos a 9 de Fevereiro de 1996 até a sua versao final, lida e aprovada a 14 de Março seguinte.

Com a homologaçao dos Estatutos da Universidade por Sua Excelencia o Senhor Ministro da Educaçao, Prof. Doutor Marçal Grilo, no Anfiteatro do Edifício do Colégio, a 13 de Maio de 1996 e consequente eleiçao do responsável para os próximos dois anos, a Universidade da Madeira entrou numa nova e crucial fase da sua vida. Uma fase que deverá ver a Universidade afirmar-se no contexto nacional, como Universidade de pleno direito, bem como atingir, ao seu nível interno, as variaçoes mínimas para enfrentar os grandes desafios que se perfilam para qualquer instituiçao de ensino superior, no limiar do século XXI.

Services

The Psychological Counseling Service of Madeira University (SCP-UMa) began its function in November of 2009.

It was created taking into account the new challenges, demands and problems faced by universities. It is universities responsibility to provide optimal conditions for the development of technical, scientific and soft skills (social and cultural) in students community. It is also expected that universities have a more active and dynamic role in the community, in order to contribute for the promotion of social welfare and emotional development of the community. It integrates Network Services of Psychological Counseling in Higher Education (RESAPES).

Target Population

* Students and academic community of UMa
* Population of Madeira

Services

* Individual Counselling (children, teenagers, young adults, adults and elderly).
* Workshops

Main Intervention Areas

* Emotional disorders
* Relationship problems
* School-Related Problems
* Family adjustment problems
* And others problems

Student life

Historical and cultural attractions

Embark on an interactive journey through Madeiras past at the Story Centre or simply wander the streets of the capital to encounter charming historical areas and picturesque squares. Numerous churches and convents date back to the 15th century, from the tiny basalt cave of Capela de São Vicente to the ornate interiors of the Sé Cathedral.
Agriculture is still an important part of the islands resources and visitors will see ingeniously cultivated terraces along hillsides everywhere. Traditional street markets brimming with colourful pyramids of produce are a great way to experience local life.

Enchanting natural landscapes

Madeiras abundance of protected reserves are a true wonder for nature lovers. Myriad walking trails through rare Laurissilva forests reward hikers with breathtaking mountain views, while scuba divers can explore the crystal clear waters of Garajau Natural Reserve. Numerous parks and gardens boast fascinating subtropical plants and a spectacular carpet of colour, culminating with the annual Flower Festival in springtime.
One of the pleasures of an island holiday is that the ocean is never too far away! Spend your days exploring the coastline of majestic cliffs, pebbled beaches and natural rock pools that attest to the islands volcanic origins, or take a ferry or flight to Porto Santo and enjoy miles of golden beaches.

Master's Programmes at University of Madeira

Search these programmes »

We also list Bachelor's Programmes .

Competence Centre for the Exact Sciences and Engineering

Master's Degrees/2nd Cycle Bologne

Do you work here? Please register in order to update this page.


Thanks for your question

Please provide your e-mail and name, so we know who we are talking to. Already a member? Sign-in

Or

Please provide a valid e-mail address
Thanks for your question
Please sign-in
Welcome to StudyPortals live chat
Thank you
Thank you for your question. We will get back to you soon! The reply will be sent to your account which you can activate via the e-mail you just received. Find more study programmes
More info about studying
in Europe?
Chat with us!
More info about studying
in Europe? Ask a question to
our study advisors!
Chat with us!
Start a live chat with our
study advisors! Click here
anywhere